Muito se pensa no decorrer das dinâmicas da nossa vida entre essas duas questões, COMPRAR OU ALUGAR?

– Comprar ou alugar uma casa?

– Comprar ou alugar um carro?

– Comprar ou alugar os andaimes para usar na minha obra?

Recebemos muitas ligações de pessoas querendo comprar andaimes, porém, pouco se sabe em relação as diferenças dos andaimes e todo trabalho que se têm por trás de ter a estrutura montada nas obras. E é sobre isso que vamos falar neste post.

Os andaimes mais conhecidos, e popularmente usados são os de encaixe, que são fornecidos por peças, geralmente não possuem piso, rodapé, guarda-corpo, o que torna a atividade em cima desse equipamento perigosas, porém são baratos e fáceis de montar.

Existe os andaimes tubo e braçadeira, que são montados com base como o próprio nome já diz, com tubos presos por braçadeiras, podem ou não vir com os itens de segurança citados acima. É homologado, porém, quem escolhe por esta tecnologia terá um tempo muito maior da montagem, e consequentemente, mais tempo também para poder fazer uso do andaime. É uma solução mais cara que os de encaixe, porém, ainda mais barato que os andaimes de tecnologia importada.

Por fim, existe diversos outros tipos de andaimes, mas cabe citar aqui sobre o andaime chamado de fachadeiro. Usado quase exclusivamente para situações mais retas e sem objeções de obstáculos, é um equipamento que pode oferecer diversos benefícios, como: sapata regulável para situações de desnível, escada interna para maior segurança, rodapé, guarda-corpo, piso metálico antiderrapante, enfim, o que torna o serviço de excelência, com maior segurança para os funcionários que utilizarão. Claro, este equipamento de tornará mais caro por todos esses benefícios, mas a economia de tempo chega a ser de 50%, e sabemos que tempo dentro de uma obra é extremamente importante.

Respondendo a pergunta inicial então, muitas pessoas irão comprar estes andaimes mais simples pensando estar economizando dinheiro sobre os de tecnologia superior, porém, não levam em consideração segurança, regulamentação que permeia estas atividades, tempo de montagem, e o barato… acaba saindo caro. Empresas que possuem equipe de montagem, bons equipamentos, carregamento, supervisão de obra, poderão fornecer um serviço de melhor qualidade.

Portanto, no caso dos andaimes, o aluguel do equipamento se torna vantajoso para quem preza pelo conforto e segurança de um bom equipamento.

Confira abaixo os modelos e diferenças dos andaimes citados.

Andaimes de encaixe.

Andaime tubo e braçadeira.

Andaime fachadeiro.

Deixar um comentário