Foi visto em diversos locais do Brasil após fortes ciclones o perigo que o uso dos andaimes suspensos, chamados de “Balancim” oferecem. Por conta de estarem seguros por cabos, cenas aterrorizantes de pessoas sendo jogadas de um lado para o outro com os fortes ventos viralizaram na internet, causando terror nos funcionários que dependem desse equipamento para desempenhar seu trabalho.

O conceito de envelopamento de fachadas, com sistemas de andaimes normatizados, está conquistando cada vez mais espaço na área da construção civil. A metodologia, moderna e eficiente, garante economia de tempo e de dinheiro, além de segurança, tanto para trabalhadores quanto para o entorno da construção.

O Grupo Laguna, que está no mercado há 23 anos e hoje é referência em imóveis comerciais e residenciais de alto e altíssimo padrão, vem adotando esse sistema dos andaimes fachadeiros e tem uma forte parceria com a 3+ Inteligência em Andaimes há cerca de quatro anos.

“As nossas obras aliam arquitetura diferenciada, design inovador, tecnologia e sustentabilidade. Estamos sempre em busca do melhor para todos os envolvidos no processo. Nossas fachadas são diferenciadas, com foco na arquitetura autoral e para isso precisamos de parceiros que tenham essa mesma visão, e a 3+ tem soluções inteligentes para problemas complexos de engenharia. É uma empresa que entrega muito mais que o esperado”, afirma Fabio Siqueira Giamundo, diretor de Engenharia da Laguna Construtora e Incorporadora.

Ele explica que usou a solução de envelopamento de fachadas da 3+ no empreendimento ROC Batel – Residence Open Concept, que está em construção em uma área nobre de Curitiba. “É um imóvel-arte de oito pavimentos que tem uma fachada completamente diferenciada. O sistema de envelopamento nos deu agilidade e tranquilidade para trabalharmos. O andaime vai na frente da construção e a segurança coletiva é muito boa. Com o andaime fachadeiro até mesmo a conferência das atividade por parte da equipe da construtora é facilitada. Ganhamos muito em produtividade e em segurança. Os resultados estão sendo excelentes”, conta o diretor.

Um detalhe importante que ele aborda diz respeito à necessidade de planejar a obra para esse sistema de andaime. “O planejamento é fundamental. O cronograma precisa ser pensado para isso. O canteiro de obras ganha uma outra dinâmica. Quando comparamos o método convencional com o fachadeiro os benefícios são enormes e eu acredito que o envelopamento de fachada vai ser cada vez mais usado”.

Segundo Manuel Rohe, diretor da 3+ Inteligência em Andaime, a empresa está sempre atenta para buscar a melhor alternativa para o cliente. “Nós oferecemos soluções para atender as peculiaridades de cada obra. Temos uma equipe completa, altamente qualificada para a montagem dos andaimes e para a  assistência, sempre que necessário. Acreditamos muito que essa solução é viável para diferentes construções e por isso estamos constantemente nos aperfeiçoando para as demandas. Sabemos que é uma mudança cultural e o andaime fachadeiro ainda é novidade para muitos. No entanto, quanto mais o mercado conhece essa alternativa mais ele descobre as vantagens no dia a dia de trabalho”.

A 3+ é uma empresa brasileira que oferece equipamentos certificados e aprovados por institutos da Alemanha e do Brasil. Trabalha com andaimes fachadeiros, multidirecionais, equipamentos para transporte vertical de materiais, projetos e serviços especializados de montagem.

 

Deixar um comentário