Após um longo período aquecido, o mercado da construção civil mostra-se menos otimista. Isso faz com que as empresas repensem seu modelo de atuação e observem com mais cuidado as tendências de mercado, entre elas as tecnológicas. Neste contexto, destacam-se duas tendências: elementos de sombreamento de fachadas e estruturas mistas de aço-concreto.
Elementos de sombreamento de fachadas são recursos que se relacionam com a e ciência energética das edificações, desde o projeto de concepção da construção.
Estruturas mistas de aço-concreto possuem diversas vantagens, como a leveza da estrutura e a união das propriedades dos materiais, que podem ser utilizados para a construção de lajes, edifícios, pontes e outros.
Nas áreas de engenharia e arquitetura, assim como em tantas outras, é necessário que os profissionais estejam sempre antenados a tudo que surge com relação a novas tecnologias. Sempre que for possível buscar melhor rendimento, diminuir custos e prazos, as novas tecnologias são bem-vindas. Ao monitorar o mercado e as tendências que vão surgindo, o profissional tem mais segurança naquilo que faz, buscando a excelência para sobressair perante a concorrência. A todo momento novos métodos e produtos são lançados e é natural que a construção civil evolua com certa rapidez, por isso precisamos acompanhar de perto essas mudanças.
Considerando a importância da eficiência energética nos edifícios, surge a tendência de elementos de sombreamento de fachada, que reduzem o consumo de energia por equipamentos de climatização, controlam a luminosidade natural e reduzem o consumo de iluminação artificial.
Entre os principais benefícios, destacam-se:
- Desenvolvimento de projetos de sombreamento de fachada, baseando-se na crescente importância da eficiência energética nos edifícios;
- Fornecimento de elementos de sombreamento de fachada para a execução de projetos;
- Instalação de elementos de sombreamento em fachadas.
Já um sistema de estrutura mista de aço-concreto aproveita as vantagens de cada material em termos estruturais e construtivos, atuando basicamente como um só material. Nele, um per l de aço (laminado, soldado ou formado a frio), em conjunto com o concreto (geralmente armado), pode formar uma viga mista, um pilar misto, uma laje mista, entre outros. Sendo assim, a solução híbrida utilizando aço-concreto pode ser utilizada na construção de lajes, pontes e passarelas. Algumas de suas vantagens são:
- Racionalização de processos construtivos;
- Diminuição de desperdícios;
- Rapidez e versatilidade na execução do projeto;
- Liberdade na concepção estrutural;
- Redução do peso da construção;
- Compatibilidade com outros materiais;
- Menos impacto no trânsito, em caso de construção de passarelas e pontes.
Fonte: SEBRAE Inteligência Setorial