Novidades!

Soluções Acústicas: Agregando Valor às Edificações

A urbanização crescente, somada aos novos materiais e sistemas construtivos que contrastam com as paredes espessas de antigamente, causaram um aumento considerável no nível de desconforto sonoro nos centros urbanos.

Dessa maneira, mais pessoas enfrentam complicações relacionadas à privação do sono, alterações de humor, problemas de concentração, aumento do estresse, entre outros. Implementar soluções de isolamento acústico nas edificações agrega valor para todos os envolvidos, principalmente o cliente final, que terá acesso a um local silencioso e protegido dos ruídos da cidade.

 

Conforto acústico é a sensação de bem-estar audível proporcionada pelo ambiente construído ou natural. Tal sensação pode ser subjetiva, porém, existem normas que regularizam os níveis de pressão sonora adequados a cada tipo de ambiente.

 

O mercado de tratamento acústico possui diversas opções de materiais e técnicas para se alcançar o conforto acústico esperado. Entre elas estão os bloqueadores e os absorvedores acústicos.

 

Isolantes Acústicos

Como o nome sugere, são barreiras físicas utilizadas para atrapalhar/bloquear ondas sonoras indesejadas. Um bom exemplo são os muros construídos ao lado de rodovias para minimizar o nível de ruído nos arredores da pista.

 

Absorvedores Acústicos

São materiais que absorvem fisicamente as ondas sonoras, anulando-as parcialmente. Portanto, são compostos por materiais porosos e absorventes. Para sua melhor e ciência, recomenda-se a utilização combinada com materiais isolantes.

 

A NBR 10.151 estabelece as condições para avaliar o ruído aceitável em comunidades, especifica o método de medição do ruído, suas correções e ajustes, além de estabelecer a unidade de medi- da em decibéis ponderados em A (dBA).

Para o empreendedor interessado em investir na área técnica das medições, a norma dispõe sobre os equipamentos e procedimentos necessários para realizar o trabalho e, inclusive, o for- mato do relatório que deve ser entregue.

 

Fonte: SEBRAE Inteligência Setorial

Deixar um comentário

Abrir bate-papo
Olá
Como podemos ajudá-lo?