Pelo fato dos dois profissionais executarem funções semelhantes, muitas pessoas ainda sentem dúvidas sobre o trabalho especifico de um arquiteto e o de um engenheiro civil.

Arquitetos e engenheiros podem desenvolver trabalhos nas mais variadas áreas, mas é na construção civil que os profissionais costumam atuar juntos. Em geral, um arquiteto é contratado para desenvolver a planta de um projeto, mas cabe ao engenheiro civil desenvolver as colunas, projetar as instalações hidráulicas e estudar os melhores tipos de materiais para a obra. Podemos dizer que sem um arquiteto, o engenheiro civil não pode construir e sem o engenheiro, o arquiteto não pode fazer nada. Ou seja, um depende do outro.

 

As diferenças entre o arquiteto e o engenheiro civil

Em algumas vezes, há uma rivalidade entre o trabalho do arquiteto e o do engenheiro. Porém, ambos são importantes para a realização de um projeto ou uma obra. Tanto o arquiteto quanto o engenheiro civil podem atuar diretamente na edificação e se responsabilizar pela obra. No entanto, a diferença dos profissionais está ligada à sua formação acadêmica. Por exemplo: o arquiteto planeja a obra e o engenheiro constrói o projeto que foi desenvolvido pelo arquiteto.

 

Arquiteto

O arquiteto é o profissional que vai desenvolver a obra desde o seu início. O profissional precisa ter contato direto com o cliente, procurando compreender suas preferências, o seu estilo de vida e as relações familiares ou com os seus colaboradores. Ele vai lidar com o projeto através do desenho, calculando e estudando a melhor forma de aproveitar o espaço do ambiente, juntamente com os fatores de paisagismo, urbanismo e design. É através do profissional de arquitetura que o cliente poderá ter uma visão do trabalho que será executado.

 

Engenheiro civil

O engenheiro civil cuidará da parte estrutural do projeto criado pelo arquiteto. É esse profissional que ficará encarregado de acompanhar todas as etapas da obra. De início, deverá estudar o terreno onde será feito a construção: tipo de solo, vento e características dos materiais. Com base nesta pesquisa, o engenheiro vai escolher os melhores tipos de materiais que deverá ser usado na construção, garantindo maior segurança e economia ao cliente. O profissional também deverá cuidar da parte de instalações hidráulicas e sanitárias, bem como liderar a equipe da obra, os custos, as normas de segurança e os prazos.

 

Arquiteto ou engenheiro civil?

O arquiteto deverá estudar elementos relacionados ao conforto de uma construção, como iluminação, ventilação, fator estético, design, harmonia e a utilização adequada dos espaços do ambiente. No caso do arquiteto, as matérias estão mais relacionadas à cultura. Já o curso de engenharia civil tem uma carga de disciplinas muito maior, especialmente de disciplinas que envolvem cálculos matemáticos. O profissional de engenharia ficará encarregado de fazer os cálculos estruturais da obra.

 

Fonte: Blog da Obra

 

Deixar um comentário

Abrir bate-papo
Olá
Como podemos ajudá-lo?