As tendências ditam o que irá influenciar o mercado no futuro, sendo fundamental conhecê-las e adaptar-se. Entre as tendências e tecnologias que já influenciam e irão influenciar ainda mais a competitividade entre empresas estão o Building Information Modeling (BIM) e a realidade aumentada na construção civil.
O Building Information Modeling (BIM) foi a tendência mais recomendada pelos especialistas participantes do estudo da Firjan. Foi considerado prioritário para a competitividade dos empreendimentos de construção civil nos próximos anos. O Building Information Modeling (BIM) consiste na modelagem de informações de um empreendimento a partir da criação de um modelo digital integrado:
- POSSIBILIDADES:
Compatibilização de projetos; confecção de orçamentos precisos; planejamento do trabalho; prototipagem virtual de estruturas.
- OPORTUNIDADES PARA EMPRESAS:
Atuação com a compatibilização de projetos arquitetônicos, elétricos e hidráulicos; desenvolvimento de projetos em softwares BIM, bene ciando-se das características e da visibilidade no mercado como diferencial competitivo e outros. - EXEMPLOS DE TECNOLOGIA:
Revit, da Autodesk; ArchiCAD, da GraphiSoft; Bentley Architecture, da Bentley; e Trelligence Affinity, da Trelligence, são alguns exemplos de programas que fazem uso do BIM.
- VANTAGENS
Economia de tempo e recursos por meio da atualização automática e eliminação de conflitos dos desenhos; facilita etapas de especificação e orçamentos de projetos; melhoria no entendimento e na qualidade dos projetos; minimização de desgaste de interpretação de memoriais descritivos; cálculos precisos de materiais para projeto estrutural; ciclos mais rápidos de aprovação com o cliente, minimização de erros por falta de compatibilização, entre outros.
A realidade aumentada consiste na inserção de elementos virtuais no ambiente real. Para isso, são necessários três elementos: objeto real com referência para a criação do objeto virtual; câmera ou dispositivo que transmita a imagem do objeto real e software que interprete o sinal transmitido pela câmera ou dispositivo. No setor da construção civil, a realidade aumentada tem sido utilizada para apresentação de maquetes virtuais e para auxiliar na simulação de decoração de interiores. Móveis modelados em 3D podem ser inseridos em ambientes para o cliente visualizar melhor.
- VANTAGENS:
Visualização de projetos de decoração e maquetes virtuais em 3D; facilidade na manipulação de objetos 3D; maior entendimento de projetos; surpreende clientes; proporciona a visualização de detalhes do empreendimento.
- OPORTUNIDADES PARA EMPRESAS:
Apresentação de maquetes virtuais; simulação de decoração em ambientes; estudo de insolação; estudo de fachada com sobreposição da mesma; incremento em ação de venda ao ser inserida em encartes e flyers; e outros.
- EXEMPLO DE TECNOLOGIA:
ShowInRoom e Tok Stok Decora, aplicativos para celular que inserem móveis virtuais em ambientes reais; e Armedia, um plugin para programas como 3DSMax, Sketchup e Cinema 4D, que possibilita a produção de maquete virtual, visualizando ângulos e manuseando a volumetria do projeto.
Fonte: SEBRAE Inteligência Setorial