A mão de obra sempre foi um dos principais desafios do setor da construção civil, porém nos últimos anos a escassez de trabalhadores aumentou ainda mais. Para driblar esta, que tem se tornado um dos principais desafios do setor, as empresas estão buscando novas ferramentas que resolvam este problema. A industrialização dos canteiros de obra com a utilização de pré-moldados é uma das principais alternativas neste sentido.

Diferente da construção com alvenaria tradicional, a construção com pré-moldados utiliza blocos feitos de areia, brita, cimento e ferro, e que podem ser usados em diversas partes da obra, dependendo do tipo e complexidade: fundação, pilares, vigas, lajes e paredes. O sistema pode ser aplicável tanto em grandes construções quanto em projetos de grande escala, como habitações de interesse social.

 

Além de reduzir o custo do projeto, o uso de pré-moldados possibilita também a redução no número de operários, já que parte das estruturas já chega pronta e o trabalho de montagem e construção, apesar de demandar uma especialização maior, é muito mais simples. Sem contar o aumento na velocidade do trabalho: uma obra feita com pré-moldados pode ser entregue em um tempo quatro vezes menor que o convencional.

A redução do quadro de trabalhadores e custo e o aumento da velocidade são apenas as primeiras vantagens de um projeto feito utilizando essa solução.

 

No canteiro de obras se observam outros benefícios como a diminuição dos resíduos, a eliminação de interferências, facilidade de integração com outros sistemas, menor diversidade de materiais e mão de obra, fácil coordenação e controle e sua técnica executiva altamente simplificada.

 

Fonte: Blog da Obra

Deixar um comentário

Abrir bate-papo
Olá
Como podemos ajudá-lo?