O aumento dos custos com mão de obra e materiais de construção, em virtude do atual cenário econômico, faz com que o mercado de construção civil busque a e ciência na gestão, a elevação da produtividade e a redução de custos. A aplicação de novas tecnologias e novos conceitos de sistemas construtivos, de materiais e de gestão de obras pode resultar no aumento de ganhos no setor.
Vantagens da Adoção de Novas Tecnologias na Construção:
- Otimização do tempo da obra;
- Redução de retrabalhos;
- Aumento da Padronização qualidade; de elementos
- Construtivos e atividades;
- Diminuição do desperdício de materiais;
- Redução de custos com mão de obra.
Em setembro de 2015 foi inaugurado no Rio de Janeiro o Núcleo de Microscopia Eletrônica da Coppe/ UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia). Equipado com um microscópio eletrônico, que possui resolução atômica e é um dos mais modernos do Brasil, o núcleo de pesquisa se propõe a pesquisar e produzir novos materiais – um deles é o concreto. Por meio de nanotecnologia, pretende-se substituir alguns agregados utilizados na produção do material com o objetivo de melhorar o desempenho e aumentar sua durabilidade, suas propriedades mecânicas e sua sustentabilidade. Com um material mais resistente, o Brasil poderá viabilizar superconstruções.
Confira algumas das novas tecnologias de materiais e técnicas de construção que estão em desenvolvimento atualmente:
Impressão 3D
- O que é?
Metodologia que se propõe a imprimir estruturas de casas de dois pavimentos, medindo aproximadamente 80m2 cada, em até 24 horas. Foi desenvolvida pela Universidade do Sul da Califórnia (USC), com apoio da Fundação Nacional de Ciências (National Science Foundation) e do Instituto de Pesquisa Naval (Office of Naval Research). Está em fase de testes.
- Como funciona?
As estruturas são construídas por meio da impressão em camadas, obedecendo fielmente o projeto desenvolvido. Elas já saem prontas para receber a instalação de ar-condicionado, hidráulica e elétrica.
- Vantagens
Eliminação de desperdícios com material e transporte, além de oferecer a possibilidade de designs diferentes e de padronização de elementos construtivos. Os países com grande déficit habitacional podem ser grandes beneficiados por essa tecnologia.
Impressora de calçadas
- O que é?
Sistema que imita uma impressora e pavimenta ruas com blocos de materiais reciclados.
- Como funciona?
Após alimentada na sua parte superior com blocos de material reciclado, a máquina organiza esses blocos em sua matriz e, por meio de uma esteira, são posicionados no chão previamente preparado.
Imagens térmicas
- O que é?
Uma imagem infravermelha que apresenta as áreas mais quentes e mais frias de um objeto.
- Como funciona?
A partir da imagem infravermelha é possível localizar os pontos onde ocorre desperdício de energia (por meio de correntes de ar ou falta de isolamento, indicando a quantidade de calor que está sendo perdida para o exterior).
- Vantagens
A tecnologia serve para incentivar o projetista, o incorporador e até mesmo o usuário a tomar medidas para tornar seu projeto residencial mais e ciente e sustentável. Indica as melhorias necessárias e ajuda na hora de realizar as ações específicas a cada tipo de construção.
Tinta que absorve a energia solar
- O que é?
Tinta composta por micropartículas de zinco e fósforo que está sendo desenvolvi- da pela Universidade de Alberta (Canadá). Imita os painéis solares, absorvendo a energia do sol.
- Como funciona?
O material é composto por uma ta plástica na qual é impressa uma espécie de tinta orgânica que transforma energia elétrica a partir da energia solar.
- Vantagens
A partir da cobertura do telhado de uma casa, por exemplo, ela poderia fornecer energia suficiente, sem necessitar de uma fonte externa.
Fonte: SEBRAE Inteligência Setorial