No passado, a falta de planejamento do canteiro de obras e programas de segurança e saúde no trabalho foram responsáveis pela morte de milhares de operários, como nas construções da cidade de Brasília e do canal do Panamá. Muitos desses acidentes poderiam ter sido evitados se as empresas responsáveis tivessem controlado todo o processo produtivo, dando orientação aos colaboradores e capacitado-os.

No setor da construção civil, as causas mais comuns dos acidentes de trabalho são provenientes de soterramentos, quedas e eletrocussões. Qualquer descuido coloca não apenas a obra em risco, mas também a vida das pessoas envolvidas. Por isso, as construtoras vêm garantindo a segurança dos trabalhadores e reduzindo os riscos de acidentes. A seguir, veja como manter a obra mais segura e organizada.

 

Equipamentos de proteção individual

Para garantir a segurança dos trabalhadores da obra e reduzir o risco de acidentes, é necessário o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Os técnicos e gestores da obra devem exigir e fiscalizar a utilização desses equipamentos constantemente. Além disso, é preciso fornecer um treinamento para a sua utilização correta.

É importante lembrar que para cada tipo de obra, é necessário elaborar um conjunto específico de EPIs. Mas também existem os EPCs, que são os equipamentos de proteção coletivos, como, por exemplo, os andaimes da 3+.

 

Manutenção dos EPIs

No treinamento, informe à equipe que é importante manter os equipamentos de proteção em bom estado. Nas vistorias, verifique se os materiais estão desgastados ou com algum problema. Caso estejam, devem ser substituídos imediatamente para que não ocasionem acidentes.

 

O uso de máquinas e ferramentas elétricas

Algumas etapas da construção necessitam de máquinas pesadas e ferramentas elétricas para a realização do serviço, como serras, perfuratrizes, guindastes, gruas, tratores, pás-carregadeiras, empilhadeiras, entre outras. Uma pessoa descapacitada que opera uma dessas ferramentas coloca a sua vida, a obra e outros funcionários em risco. O profissional que for encarregado de operar uma máquina ou ferramenta deve passar por um treinamento prévio, a fim de ganhar conhecimentos de como manuseá-la da forma correta.

Além disso, é necessário realizar manutenções regulares em todos os equipamentos, evitando assim quaisquer acidentes. Essas normas foram elaboradas pelo Comitê Brasileiro de Máquinas e Equipamentos Mecânicos (ABNT/CB-04), que visam garantir maior segurança na operação de equipamentos no canteiro de obras.

 

Limpeza e organização do canteiro de obras

Ao manter o obra limpa e organizada, os riscos de acidentes são reduzidos. A limpeza do canteiro deve ser feita diariamente, seja por uma empresa especializada ou pelos próprios operários. O acúmulo de sacos plásticos, papéis e sobras de materiais de construção podem dificultar o andamento das atividades. Para evitar que as pessoas caiam, evite deixar o chão molhado ou com restos de tintas e óleos. As ferramentas de construção devem ser guardadas após o uso em um depósito para que não fiquem espalhadas pelo canteiro.

 

Sinalização adequada

Placas, sinalizadores e adesivos garantem a segurança dos operários e evitam acidentes, deixando a obra segura. As áreas onde há perigo de quedas ou possível contato com produtos químicos devem ser sinalizadas com indicativos coloridos e de fácil entendimento. Setas chamativas devem ser espalhadas pelo canteiro indicando as saídas de emergência, caso ocorra algum incêndio.

 

Equipe capacitada

A obra deve contar com uma equipe devidamente capacitada e qualificada para que as normas de segurança sejam cumpridas. Se for contratar empresas terceirizadas para o fornecimento de mão de obra, opte por aquelas cujas equipes já tenham passado por treinamentos de segurança e que realizaram obras com sucesso. É importante que todos os profissionais envolvidos saibam da importância de aderirem às normas de segurança e aplica-las no dia a dia para garantirem a proteção de todos.

Ao adotar todas essas medidas importantes, a obra estará cumprindo a legislação. Além disso, haverá uma melhoria significativa nos ambientes de trabalho, redução nos índices de acidentes e ganhos de produtividade.

 

Fonte: Blog da Obra

Deixar um comentário

Abrir bate-papo
Olá
Como podemos ajudá-lo?