Utilizados em construções, na demolição, pintura e limpeza de fachadas, reformas e manutenção em geral, os andaimes são estruturas com plataformas usadas para alcançar pavimentos superiores de determinada obra.
O trabalho em andaimes é caracterizado como trabalho em altura e, como tal, requer estudo prévio a respeito dos riscos associados à atividade, além de planejamento, organização e execução que garantam a segurança dos funcionários.
A Norma Regulamentadora de número 18 (NR 18), que trata das condições de trabalho na indústria da construção, é responsável por especificar as características que um andaime deve ter para ser considerado seguro e adequado para o trabalho.
Entre as regras determinadas pela Norma estão a obrigatoriedade de piso antiderrapante, nivelamento da estrutura e forração completa.
Existem alguns modelos específicos de andaime indicados para utilização na construção civil. Saiba quais são a seguir:
Andaimes Fachadeiros
São montados com quadros metálicos, sapatas e placas de base que se encaixam e formam uma estrutura apropriada para fachadas de prédios, tanques e silos. Oferece muita segurança aos trabalhadores, permitindo o fácil acesso de pessoas e de materiais.
Andaimes simplesmente apoiados
Sua estrutura fica simplesmente apoiada em uma superfície de suporte, e são independentes da edificação. São muito utilizados por pintores e carpinteiros.
Andaimes móveis
São apoiados sobre rodas e geralmente presentam dimensões reduzidas. São usados sobretudo em trabalhos de acabamento e instalação.
Fonte: EPI Tuiuti